Conserve sua memória ativa e jovem através dos alimentos.
Ao passar os anos da nossa vida, as células inclusive do cérebro, são danificadas pelos radicais livres, que levam uma diminuição no ritmo de produção de energia.
A ação destes componentes compromete a situação dos neurônios, provocando o desaparecimento de sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células,
prejudicando o funcionamento da mente.
Uma alimentação equilibrada e mudanças no estilo de vida, inclusive atividade física e mental podem ajudar muito com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais a memória.
Alimentos que contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.
Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro:
Frutas e vegetais amarelos - pêssego, cenoura, manga, abobora e mamão, são alimentos fontes de betacaroteno, antioxidantes que combate o envelhecimento celular.
Frutas vermelhas - framboesa, amora, morango, cereja, pitanga, melancia, tomate também
possuem antioxidantes que ajuda a combater os radicais livres e ativa a memória.
Vitamina E - poderosa ação antioxidante, presentes em todas as sementes e óleos vegetais prensados a frio.
Vitamina C - famosa ação antioxidante, presente nas sementes cruas, assim como a maioria das frutas.
Oleaginosas - castanhas, amêndoas, amendoim, nozes, avelãs. Ricas em vitaminas E, selênio também fonte de antioxidantes.
Zinco, selênio, ferro, e fosforo, sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo.
Vitaminas complexo B - regulam a transmissão de informações (sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes, fibras alimentos integrais, proteínas e o levedo de cerveja.
Bioflavonoides - são polifenóis com forte ação antioxidante. Além das sementes, também encontramos no limão e frutas cítricas.
Ômega 3 - age como um antiinflamatório, evitando a morte dos neurônios. Encontramos nos peixes, semente de linhaça e prímula.
Carboidratos - ficar muito tempo sem comer carboidrato diminui a atividade mental.
Triptofano - esse aminoácido atua no sono. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes.
Como você pode perceber vários alimentos são fontes de antioxidantes, então aproveite,
tenha saúde com alimentação variada e equilibrada.
Até breve!