O Rabanete é de origem do Mediterrâneo, seu nome cientifico é Raphanus Sativus, de sabor picante é um vegetal utilizado há tempos na culinária mundial.
O rabanete estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias. Isso ocorre graças a grande quantidade de vitaminas e minerais na sua composição.
Ele é repleto de nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, fósforo, zinco, magnésio, ferro.
As vitaminas B2, B6, C, A, k, entre outras.
DEZ BENEFÍCIOS DO RABANETE À SAÚDE
1- Bom para o intestino - é rico em fibras, melhora o volume dos movimentos, o que traz alívio quanto os sintomas da prisão de ventre.
2- Pressão arterial - o alimento é fonte de potássio, um nutriente que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que diminui a circulação sanguínea e em consequência a pressão arterial.
3- Sistema imunológico - o rabanete é fonte de vitamina C, um nutriente que estimula a eficiência do sistema imunológico ao fornecer antioxidantes.
4- Bom para o sistema respiratório - o rabanete combate a congestão do sistema respiratório, o que reduz problemas como a irritação do nariz, pulmões e traqueia em decorrência de alergias, resfriados e infecções.
5- Combate o câncer - o rabanete possui um composto chamado isotiocianato que já foi indicado como uma substância eficiente no combate de alguns tipos de câncer.
6- É Diurético - outro beneficio do rabanete é que ele possui efeito diurético, ou seja estimula a liberação de urina. Promove uma ação de limpeza nos rins, o alimento previne o surgimento de infecções nos órgãos e no sistema urinário.
7- Saúde para o figado - o consumo regular de rabanetes protege o figado e a vesícula biliar contra o aparecimento de úlceras e infecções.
8- Pele mais saudável - o vegetal possui um alto teor de água, o que ajuda a manter a hidratação da pele.
9- Ganho de massa muscular - o rabanete é uma boa opção de vegetal para acompanhar uma refeição que visa o ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas, um elemento essencial para a construção e reparação dos músculos.
10- Auxilia na perda de peso - para quem deseja diminuir as calorias de sua dieta para perder peso, o rabanete é um bom item para o cardápio das refeições. Além disso o vegetal é fonte de fibras, que promove a sensação de saciedade ao organismo e ajuda a controlar o apetite. Ele ainda possui um índice glicêmico considerado baixo.
O consumo do rabanete pode ser de muitas formas como: cru, salada crocante, pode ser refogado ou cozido no vapor para não perder seus nutrientes. Mantenha-o sempre fresco preservando na geladeira e retire só o que for consumir.
Um abraço,
http://bit.ly/2t3fHsB
Isabel Silva